MSN, eu não sou o You Tube!

Algoritmo é uma coisa séria. Não sou especialista nisso mas os anos de experiência que eu tenho de web me deixam ver clinicamente a diferença entre a encontrabilidade (findability) e a ausência dela devido a falta de algoritmos eficientes em um mecanismo de busca. Baseado nesse resumo que tem grandes chances de deixar algo de fora, eu gostaria de dizer para o pessoal do MSN Brasil que eu não sou o You Tube!
Diariamente eu recebo uma quantidade enorme de pessoas que vieram do Live Search da Microsoft (MSN) digitando You Tube. É um assunto do qual eu falei pouquíssimo no meu site, vídeos na web não reflete sequer 1% do meu interesse maior aqui, que é desenvolvimento de modo geral, entretanto lá estou eu, em primeiro lugar. Sim, em primeiríssimo lugar. Os mais apressados podem até achar que isso é bom, o que de fato eu não considero. Eu não quero estar lá, sinceramente. Veja abaixo as 10 palavras mais buscadas recentemente na busca do Revolução Etc para entender o que eu quero dizer:

1. You tube

2. videos

3. musicas

4. youtube

5. cicarelli

6. sexo

7. video da cicarelli

8. google

9. orkut

10. gmail

Os visitantes que vem do MSN Brasil tendem a utilizar a busca do meu site freneticamente com a esperança de que de alguma forma eles vão encontrar vídeos, ou até mesmo o próprio You Tube escondido em algum recôndito do meu site. Os dados mais assustadores não param por aqui!

Dos visitantes totais que chegam aqui digitando “you tube”, tem tempo médio de permanência de 26 segundos. 98% deles usam Internet Explorer, 82% vem do Brasil e 5% do Japão e 93% das pessoas que chegaram pelo buscador da Microsoft digitando “you tube”, digitam o mesmo termo na minha busca interna, seguido por outras variações. Dos que digitam “you tube” novamente, 39,15% vão embora direto e 60,85% navegam em outras páginas. Ufa, e viva o Google Analytics pelas informações mais algumas adaptações da função urchinTracker.

Identifiquei também muitos usuários que chegam até a fazer mais de 10 buscas antes de deixar o site, muito provavelmente insatisfeitos por não terem encontrado nenhum vídeo. Isso explica as estatísticas dos termos buscados acima.

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: