DON DRÁCULA

DON DRÁCULA


A série animada japonesa Don Drácula foi exibida no Brasil pela Rede Manchete no anos 80, e pela CNT, início dos anos 90. Este anime, ao lado de vários outros do mesmo autor Osamu Tezuka, despertou em muitas dessas crianças, o interesse por desenhos japoneses, hoje tão presentes na televisão brasileira e do resto do mundo.

Os que conhecem o enredo desta série, sabem que não se trata exatamente de um desenho para crianças. Há muitos momentos cômicos, mas também há momentos que chegam a assustar, com cenas de suspense, e terror. Há também, um forte apelo dramático, como visto no episódio que mais marcou a todos, com certeza, onde um “filhotinho” de tigre e um urso panda são mortos.

Don Drácula se muda da Transilvânia, para uma mansão na região de Nerima (Tóquio, Japão). Sua intenção era de fugir dos caçadores de vampiros que lá existiam. Junto a ele, estão sua filha Sangria e seu empregado, Igor.

Mas, um caçador que já o persegue há 10 anos, descobre o novo endereço de Don Drácula, e a caçada continua. Ele é o destemido Professor Von Helsing, da Holanda. Seu objetivo é exterminar não só Don Drácula, mas a todos os vampiros do planeta!

CURIOSIDADES:

Alguns episódios da série, foram lançados em VHS no Brasil, pela Vídeo Network Internacional, em 1987. A dublagem original da Telecine, foi preservada.

Contrariando a lenda, Don Drácula consegue ver seu reflexo nos espelhos.

Ele tem aversão a alho e crucifixos, e como qualquer vampiro que se preza, se ficar exposto a luz do sol ele desintegra.

Dentre muitos outros mangás, Osamu Tezuka foi o criador do personagem Astro Boy (1951/1968), nunca exibido no Brasil. Este foi seu personagem de maior sucesso.

Não fica esclarecido na série como eles adquirem o “sangue gelado” que tomam quando não encontram alguém para sugar.

O cabelo de Don Drácula sinaliza para ele quando existem “garotas bonitas” nas proximidades. Já o de Sangria, toda vez em que fica nervosa fica em pé, lembrando a noiva de Frankenstein.

Em um dos episódios, é possível ver o retrato do personagem japonês “Ultraman”, sendo usado para impedir a entrada de Blonda na mansão de Don Drácula.

Produção de 1979 no Japão, é uma adaptação livre do romance “Drácula de Bram Stocker” de 1897. Porém, é difícil encontrar qualquer semelhança com a história original.

Previa-se a produção de 26 episódios, mas apenas oito aconteceram. Aparentemente foi cancelada após a falência dos anunciantes que financiava o projeto. Os episódios têm entre 20 e 30 minutos de duração.

Seu título original em japonês é Don Dorakyura. Essa é a pronúncia japonesa do nome Drácula.

O CRIADOR

Don Drácula foi criado por Osamu Tezuka, considerado o “Deus do Mangá”.

Nascido em 1926 em Osaka, possui seu nome intimamente ligado à palavra “anime”, como são conhecidos os desenhos japoneses. Falecido em 1989, foi o criador dos olhos grandes, cabelos arrepiados e do ritmo cinematográfico que caracterizam os personagens e as narrativas das animações japonesas. Formado em medicina, começou sua carreira de desenhista com apenas 20 anos, enquanto estava na universidade.

Venerado no mundo inteiro ele chegou a desenhar cerca de 150 mil páginas de Mangá. É sua a série A Princesa e o Cavaleiro, um dos primeiros animes a serem exibidos nas telas brasileiras, nos anos 70.

EPISÓDIOS:

Título: Don Drácula (Don Dracula/1982/Japão/Cor)
Produção: Jin Productions
Criação: Osamu Tezuka
Dublagem: Telecine/RJ
Qualidade……….: DVD-RMZ
Vídeo Codec……..: XviD
Resolução……….: 640 x 480
Vídeo Info………: 23.976 fps
Áudio Info………: 96 Kbps – MP3 – mono
Tamanho Médio……: 242 MB
Idioma………….: Português-BR
Duração Média……: 24 minutos
Remasterizadores…: Roberto Micheletto & Hyoga_3
Uploader………..: Roberto Micheletto

01 – O caçador chegou

02 – Cuidado com o Vampiro

03 – O gigante que vendeu sua alma

04 – A dança dos monstros

05 – A grande trapaça

06 – O vampiro vai a escola

07 – O vampiro e as feras

08 – O alho, a cruz e o dentista

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: